sábado, 12 de janeiro de 2019

Dez coisas que um autista PRECISA que você saiba

  1. -Primeiro de tudo, sou uma pessoa.
O autismo representa apenas um aspecto da sua personalidade e não o define como pessoa. Limitá-los a serem reconhecidos apenas como pessoas "autistas" pode estabelecer baixas expectativas dessa pessoa para seus objetivos futuros ou crescimento pessoal.
  1. -Minhas percepções sensoriais são alteradas.
A integração sensorial é possivelmente o aspecto mais difícil de entender no autismo. Isso significa que as imagens, sons, cheiros, sabores e texturas do dia-a-dia que você pode não perceber são estímulos fortes (mesmo dolorosos) para pessoas com autismo.
  1. -Lembre-se de distinguir entre "não quero" e "não posso"
Linguagem receptiva e expressiva, assim como o vocabulário, podem representar grandes desafios para aqueles com o transtorno. Não é que não prestem atenção às instruções, mas à dificuldade de entendê-las, justamente pelo grande número de estímulos a que estão expostas.
  1. -Eu sou um pensador concreto.
Isso significa que eles interpretam a linguagem muito literalmenteÉ aconselhável evitar frases idiomáticas, jogos de palavras, nuances, duplos significados, inferências, metáforas, alusões e sarcasmos.
  1. -Seja paciente com meu vocabulário limitado .
Eles apresentam ecolalia: repetição de certas palavras ou frases que alguém diz, mas podem não conhecer as palavras para descrever seus sentimentos. Por isso, é importante reconhecer a linguagem corporal, a abstinência, a agitação ou outros sinais.
  1. -Eu me guio visualmente quando a linguagem é difícil para mim.
De acordo com Notbohm, é importante mostrar à pessoa com autismo como fazer alguma coisa e não apenas dizer a ela. Além disso, a repetição é essencial, ajuda-os a aprender o desconhecido. Um cronograma visual representa uma ferramenta extraordinária para aliviar o estresse de ter que lembrar o que se segue. Esta representação gráfica é extremamente útil para a transição entre atividades.
  1. -Concentre-se no que posso fazer, em vez de olhar para o que não posso.
Evite críticas, elogie e melhore os pontos fortes e talentos. Como todo ser humano, é difícil para as pessoas com autismo aprenderem em um ambiente de crítica, mesmo que sejam "construtivas".
  1. -Eu preciso de ajuda com interações sociais .
Embora pareça que eles não querem interagir socialmente, as pessoas com autismo têm dificuldade em iniciar uma conversa ou participar de um jogo. Se outras pessoas participarem dessa inclusão, será mais fácil. Para eles, é difícil ler expressões faciais, linguagem corporal ou as emoções dos outros.
  1. -Identifique os fatores desencadeantes das minhas explosões.
Contemple que as mudanças radicais de humor acontecem porque um ou vários de seus sentidos se supersaturam.
  1. -Me ame sem condições, especialmente se você é um membro da minha família.
Veja o autismo da pessoa como uma habilidade diferente, em vez de percebê-la como uma deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente apenas coisas edificantes. Conte sua experiência.
Os comentários preconceituosos, grosseiros, ou maliciosos, não serão postados.